Antroponímia referida na cantiga: → (linha 4)
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| | | Estêvão da Guarda |
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 | | | A um corretor que vi ← |
| | | vender panos, que conhoci, ← |
 | | | com penas veiras, diss'assi: ← |
 | | | - Da molher som de Dom Foam. ← |
 | 5 | | E disse-m'el: - Vendem quant'ham, ← |
 | | | el e aquesta sa molher: ← |
 | | | ham-no mester, ham-no mester! ← |
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 | | | E diss'eu: - Ficará em cós ← |
 | | | sem estes panos do ver grós; ← |
 | 10 | | mais pois que os tragedes vós ← |
 | | | a vender e par seu talam? ← |
 | | | E disse-m'el: - Sei eu, de pram, ← |
| | | per ela, quanto vos disser: ← |
| | | ham-no mester, ham-no mester! ← |
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 | 15 | | E diss'eu: - Grav'é de creer ← |
 | | | que eles, com mêngua d'haver, ← |
| | | mandem taes panos vender, ← |
 | | | por quam pouco por eles dam. ← |
| | | E disse-m'el: - Per com'estam, ← |
| 20 | | el e aquesta sa molher, ← |
| | | ham-no mester, ham-no mester! ← |
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Nota geral: Retrato de um casal em apuros de dinheiro, obrigado a vender ao desbarato as suas roupas com peles, mesmo se já muito usadas. A cantiga desenvolve-se a partir de um jocoso diálogo entre o trovador e um intermediário desta venda.
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