Pesquisa no glossário
  (linha 16)

Martim Padrozelos


Deus! E que cuidei a fazer,      ←
quando m'eu da terra quitei      ←
 u mia senhor vi? Baratei      ←
mal porque o fui cometer;      ←
 5ca sei que nom posso guarir      ←
per nulha rem, se a nom vir.      ←
Deus! E que cuidei a fazer?      ←
  
Sandec', e devia perder,      ←
amigos, porquanto provei      ←
 10de m'end'alongar e direi-      ←
vos mais: non'o posso sofrer;      ←
e cuido sempre tornar i;      ←
 e fiz, porquanto m'en parti,      ←
sandec', e devia perder      ←
  
15o corpo, ca nom outr'haver;      ←
tod'aquesto eu mi o busquei      ←
mui bem e lazerá-lo-ei;      ←
ca sei ca nom posso viver      ←
polo que fiz e assi é:      ←
20que perderei, per bõa fé,      ←
o corpo, ca nom outr'haver.      ←
  
Quem me poderia valer,      ←
senom Deus? A que rogarei      ←
que me guise d'ir; e irei      ←
25ced'u a vi, pola veer,      ←
 ca nom sei al tam muit'amar;      ←
e se m'El esto nom guisar,      ←
quem me poderia valer?      ←



 ----- Aumentar letra ----- Diminuir letra

Nota geral:

O trovador arrepende-se de ter partido da terra da sua senhora, pois não pode viver sem a ver. Fez uma loucura e só por isso deveria morrer (= perder o corpo). Na estrofe final, pede a Deus que o ajude a regressar.
Mas a originalidade da cantiga reside sobretudo na sua construção artisticamente elaborada, com dobre de verso completo, ou seja, no facto de cada estrofe começar e terminar com o mesmo verso (note-se ainda que, se lermos os versos do dobre em sequência, o conjunto faz sentido e resume a ideia central da composição).



Nota geral


Descrição

Cantiga de Amor
Mestria
Cobras uníssonas (rima c singular)
Dobre: (vv. 1 e 7 de cada estrofe)
Deus! E que cuidei a fazer (I), Sandec'e devia perder (II), o corpo, ca nom outr'haver (III), quem me poderia valer (IV)
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 1247, V 852

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 1247

Cancioneiro da Vaticana - V 852


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas