| | | Pero Velho de Taveirós, Paio Soares de Taveirós | | | | Rubrica: | | | | Esta cantiga fez Pero Velho de Taveiroos e Paai Soarez, seu irmão, a duas donzelas mui fremosas e filhas d'algo assaz, que andavam em cas Dona Maior, molher de Dom Rodrigo Gomes de Trastamar. E diz que se semelhava[m] ũa a outra tanto que adur poderia homem estremar ũa da outra; e seendo ambas um dia folgando per ũa sesta em um pomar, entrou Pero Velho de sospeita [e], falando com elas, chegou o porteiro e levantou-o end'a grandes empuxadas, e trouve-o mui mal.
| | | | - Vi eu donas em celado | | | | que já sempre servirei | | | | por que ando namorado; | | | | pero nom vo-las direi | | 5 | | com pavor que delas hei, | | | | assi mi ham lá castigado! | | | | | - Des que essas donas vistes, | | | | falarom-vos rem d'amor? | | | | Dizede, se as cousistes, | | 10 | | qual delas é [a] melhor? | | | | Nom fostes conhecedor | | | | quando as nom departistes. | | | | | - Ambas eran'as melhores | | | | que homem pode cousir: | | 15 | | brancas eram come flores; | | | | mais, por vos eu nom mentir, | | | | nõn'as pudi departir, | | | | tanto sam bõas senhores. | | | | | - Ali perdeste-l'o siso | | 20 | | quando as fostes veer, | | | | ca no falar e no riso | | | | podérades conhocer | | | | qual há melhor parecer; | | | | mais fali[u]-vos i o viso. |
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| Nota geral: Esta tenção entre os dois irmãos trovadores, cujo contexto a rubrica que acompanha a composição explica perfeitamente, não é propriamente um escárnio, mas antes um jocoso comentário a um episódio burlesco (e certamente juvenil), que se transforma num elogio a duas donzelas gémeas. De qualquer forma, tanto a situação como o tom de paródia cortês (repare-se no equívoco sobre o castigo, no final da primeira estrofe) são elementos burlescos incontestáveis. Dado que D. Rodrigo e D. Maior estão documentados pela primeira vez como casados em 12231, a tenção terá de ser posterior a esse ano.
Referências 1 Monteagudo, Henrique (2008), Letras primeiras. O Foral de Caldelas, os primordios da lírica trobadoresca e a emerxencia do galego escrito, Corunha, Fundación Pedro Barrié de la Maza, p. 331.
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Nota geral
Descrição
Tenção Mestria Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 142 (C 140)
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
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