Airas Engeitado
Trovador medieval


Nacionalidade: Portuguesa?

Notas biográficas:

Não temos quaisquer dados sobre este autor que nos permitam estabelecer uma sua biografia mínima. A alcunha Engeitado parece apontar, à primeira vista, para a sua condição de jogral. No entanto, Resende de Oliveira, baseado na sua colocação nos apógrafos italianos, onde surge integrado numa zona de trovadores portugueses, sugere que se trataria antes de um trovador português, podendo a sua alcunha indicar "uma possível deserdação ou outro qualquer desentendimento familiar"1. Também sobre o seu período de atividade não há consenso, Minervini2 sugerindo a primeira metade do século XIII (ou seja, o período inicial da escola), Resende de Oliveira apontando para finais do século XIII e inícios do seguinte. As suas três cantigas, que apresentam elementos de uma certa originalidade, mais plausível numa fase inicial de experimentação, parecem dar mais razão a Minervini2 neste campo, mas, enquanto não dispusermos de elementos documentais mais concretos, será difícil termos qualquer certeza.


Referências

1 Oliveira, António Resende de (1994), Depois do espectáculo trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos séculos XIII e XIV, Lisboa, Edições Colibri.

2 Minervini, Vincenzo (1993), “Airas Engeitado”, in Lanciani, Giulia e Tavani, Giuseppe (org.), Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho.

Ler todas as cantigas (por ordem dos cancioneiros)


Cantigas (por ordem alfabética):


A rem que mi a mi mais valer
Género incerto

Nunca tam gram coita sofri
Cantiga de Amor

Tam grave dia vos eu vi
Cantiga de Amor


Autoria duvidosa:


A gram dereito lazerei
Cantiga de Amor