Nuno Anes Cerzeo
Trovador medieval


Nacionalidade: Galega

Notas biográficas:

Trovador muito provavelmente galego, membro de uma linhagem sediada em Cêrcio, a norte de Lalín (Pontevedra). Foi Resende de Oliveira1 quem primeiro referiu documentação, datada de 1272 a 1282, relativa a dois membros da família, Pero Anes e Urraca Anes de Cêrceo, muito provavelmente irmãos do trovador. Na sequência deste hipótese, Souto Cabo2 localizou, na documentação da catedral de Ourense, uma procuração da mesma Urraca Anes, datada de 1268, onde refere o seu irmão Nuno Anes, no caso, como sendo já falecido nesta data. No documento são ainda referidos dois filhos do trovador, já adultos, Afonso e Gonçalvo Nunez. O mesmo investigador sugere ainda que poderia ser o trovador o Nuno Anes beneficiado nos Repartimentos de Sevilha (1253) e de Jerez de la Frontera (1264). Seja como for, destes dados se conclui que Nuno Anes Cerzeo deverá ter vivido em inícios e meados do século XIII, falecendo pouco antes de 1268.


Referências

1 Oliveira, António Resende de (1994), Depois do espectáculo trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos séculos XIII e XIV, Lisboa, Edições Colibri.

2 Souto Cabo, José António (1994), "Achegas documentais sobre Nun'Eanes Cerzeo, trovador galego da primeira metade do século XIII", in Studi provenzali e galeghi, 89/94, Romanica Vulgaria Quaderni, 13-14 .
      Aceder à página Web


Ler todas as cantigas (por ordem dos cancioneiros)


Cantigas (por ordem alfabética):


Agora me quer'eu já espedir
Género incerto

Mia senhor fremosa, direi-vos ũa rem:
Cantiga de Amor

Quer'eu agora já dizer
Cantiga de Amor

Senhor, e assi hei eu a morrer?
Cantiga de Amor

Senhor, esta coita que hei
Cantiga de Amor

Senhor, perdud'hei por vós já o coraçom
Cantiga de Amor

Senhor, que coitad'hoj'eu [e]no mundo vivo
Cantiga de Amor

Senhor, todos m'entendem já
Cantiga de Amor

Tôdalas gentes mi a mi estranhas som
Cantiga de Amor


Autoria duvidosa:


Par Deus, Dona Maria, mia senhor bem-talhada
Cantiga de Amor

Quand'ora for a mia senhor veer
Cantiga de Amor